Na mitologia egípcia, a deusa gato é adorada por todos, ela é confundinda com a deusa sekhmet que é a deusa leão, Bastet nasceu em Bubastis (cidade do delta do Nilo) onde tem seu templo Bastet é a filha da deusa Ísis. Bastet é casada com Anúbis, e com ele tevem nefertem e mihos, ela também é a deusa solar, mas com tempo ela mudou pra não ser confundida com o deus seu pai Rá que é o deus sol então agora ela é a deusa da lua, que se assemelha com a deusa da mitologia grega (Ártemis).
Era guardiã das casas, feroz defensora de seus filhos, representando o amor maternal. É também a Deusa da música e da dança, protetora de todos os gatos, mas inimiga das serpentes. Filha do Sol, encarna o aspecto pacífico da deusa Sekhmet.
Também tinha o poder sobre os eclipses solares. Onde muitas vezes todo o Egito fica no escuro onde ela cobria o sol com a lua, como forma de punição quando ficava sabendo que alguém matar um gato, quando acontecia ela sentia uma dor na espinha já que ela tinha, corpo de mulher e cabeça de gato. Sendo esposa do Anúbis.
Bastet ela lutava ao lado de seu marido, sendo uma guerreira, ela é uma deusa muito atraente que chamava atenção de todos os deuses e os mortais, com sua bela forma física.
Bastet sempre segura um Sistrum (instrumento musical) e um Égide (espécie de escudo protetor) ou apenas em forma de um gato. Esse sistrum é como se fosse a Nike a deusa da vitória onde Atena tem na mão onde ela levava pra todas as batalhas.
Bastet era uma deusa sabia era sempre calma mas a vezes tinha seu lado ferroz, quando se sentia contrariada, seu marido Anúbis lhe encheia de jóias, que ressaltava sua beleza.
Ela não gostava ser a sociada a seu pai Rá e sua mãe Ísis, O deus a Rá a considera como uma filha desobediente teimosa e atrevida por não comprei as ordens que seu pai lhe dava, Bastet não se dava muito bem com sua mãe por ela não ser casada com seu pai o deus supremo a Rá, Ísis é casada com seu irmão Osíris, que com ele tiveram o filho chamado Hórus.
Por se considerada uma bastada Bastet não os via como seus pais, a Rá e Ísis, via como simples deuses.
A Rá não gostou quando ela deixou de ser repassada como deusa do sol pra ser a deusa da lua, ele não aprovava seu casamento com o deus Anúbis que foi morar com ele no submundo, Anúbis é como se fosse o (Hades) da mitologia grega.
Seu trabalho era, guiar e conduzia a alma dos mortos pro submundo. Após deusa Gato era protetora das mulheres gravidas. Também reger a fertilidade.
Era representada por uma gata preta e consequentemente foi associada a proteção destes animais, quando as humanas não consegui ter filhos eles tão rezavam pra deusa Bastet lhe concede um milagre, sendo a deusa adora por todas as mulheres, Bastet sofria com a inveja de todas as deusas, inclusive de sua mãe Ísis. Ísis que se acha a deusa mas bonita, não gosta da idéia de sua filha se considera a mas bonita de todo o Egito Bastet sofreu muito com a inveja até de sua mãe Ísis.
Bastet sempre foi retratada orginalmente como uma gata do deserto selvagem e também como uma leoa sendo confundinda com sekhmet e só foi associada a felinos domésticos, Bastet a princípio era representada como uma gata doméstica, onde os gatos era o animal sagrado no antigo egípcios, sendo representado como o animal que trazia a luz e trazia sorte e afastava as trevas, por isso que todos os mortais tinha gato em suas casas.
Bastet também era conhecida como a Deusa da Magia e da Tecelagem, Aquela que não nasceu, mas gerou a si mesma, seu filho é o Deus com cabeça de Leão Mihos era seu maior amigo. Estava sempre ao seu lado, Bastet é como a força positiva de natureza amorosa e apaziguadora, e já a Sekmet como a força destrutiva e sanguinária. Muito dizia que a deusa sekhmet era sua irmã gêmea por ter aparecia física parecida.
Por assume as vezes a forma sanguinária da deusa Sekhmet, quando quem matasse um gato era condenado à pena de morte. Antes de morrer ela mandava tortura bastante ate manda matar, mas Bastet adorava ouvir os gritos daquele que foram condenados à pena de morte, quando vinha que já estava bastante feridos ela mandava decepar as cabeças dos condenados, mas era proibido de entrar no mundo dos mortos e Anúbis sempre compria os desejos de sua querida esposa.
Os gatos é considerado um ser divino, ao ponto que quando um deles morria de morte natural, as pessoas da casa raspavam as sobrancelhas em sinal de luto.
Bastet não é só conhecida
Com a deusa gato, também corresponde à ela os seguintes itens.
Invoque Bastet para: alegria, fertilidade, proteção, expansividade, força, saúde, prazer, sexualidade, amor, proteção contra maus espíritos, proteção de animais.
Símbolos: Sistrum, Lua, Sol, Ankh, Olho de Hórus..
Dia que representa Bastet é: domingo..
Cores que representa Bastet : verde, laranja, dourado, amarelo...
Aroma associada a Bastet é: açafrão
Bastet é basicamente a deusa mas adorada, venerada e conhecida, por todos os egípcios, tenho vários cultos em sua homenagem.
ORAÇÃO DA DEUSA GATAO AOS
DEUSES EGÍPCIOS.
"Em nome de Rá, Ísis, Osíris, Hórus, Ptah, Thot, Tum, Nut, Anubis, Hathor, Eu sou BASTET, a deusa dos mistérios da natureza".
Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.
Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.