1. Spirit Fanfics >
  2. Guia de Magia e Mitologia do Mestre Bruno >
  3. Mito 22: Cobra Norato e Maria Caninana, os Filhos de Boiúna

História Guia de Magia e Mitologia do Mestre Bruno - Mito 22: Cobra Norato e Maria Caninana, os Filhos de Boiúna


Escrita por: Mestre_Bruno

Capítulo 25 - Mito 22: Cobra Norato e Maria Caninana, os Filhos de Boiúna


Fanfic / Fanfiction Guia de Magia e Mitologia do Mestre Bruno - Mito 22: Cobra Norato e Maria Caninana, os Filhos de Boiúna

Mitologia: Brasileira

Quem são: Cobra Norato e Maria Caninana são 2 irmãos do Folclore do Norte Brasileiro, principalmente de regiões como o Amazonas. Eles são 2 serpentes gigantescas mágicas, uma serpente sendo boa e a outra má. E por causa disso, estão sempre brigando. 

Poderes: Ambos são literais serpentes gigantes que moram dentro do rio, então são ótimas nadadoras e são excepcionalmente fortes. Porém, ambas possuem inteligência sobrehumana, visto sua origem Amaldiçoada. E Cobra Norato faz algo que sua irmã não consegue: Se transformar em ser humano, mais especificamente num homem bonito. Em outras palavras, Cobra Norato é um Boto 2.0. 

Presença na mídia e na cultura pop: Cobra Norato e Maria Caninana são figuras do folclore que já apareceram em diversos livros de lendas infantis, além é claro de terem aparecido  na segunda temporada de Cidade Invisível, a série brasileira da Netflix focada no folclore brasileiro. Na verdade, um dos livros de história narra a rivalidade entre os irmãos.

Como termina a lenda: A lenda de Cobra Norato e Maria Caninana começa assim: Havia uma linda índia que estava grávida de gêmeos, e estava muito feliz com a chegada deles. Porém Jurupari, o Espírito Maligno, lançou uma maldição na india por pura inveja e por saber quem era o pai biológico das crianças: Boiúna, o Cobra Grande.

Quando as crianças nasceram, elas não nasceram humanas, mas 2 filhotes de cobra. O Pajé reconheceu a magia de Jurupari nas crianças, e disse que a cura era simples: Norato e Maria, como ela chamou os bebês serpente, deveriam beber do leite materno de sua mãe para voltarem a ser humanos. Porém, a mulher não gostou da ideia, e lançou os 2 no rio, sabendo que na água poderiam sobreviver. 

Cobra Norato cresceu e virou uma serpente de índole gentil, a ponto de ser chamado também de Honorato que significa Honrado. Cobra Norato lutava contra monstros aquáticos, ajudava os pescadores a conseguir peixes e protegia os mesmos de sua irmã, Maria Caninana, que era terrivelmente violenta e agressiva. Ela culpava a humanidade pelo fato de sua mãe ter jogado ela e Norato no rio, e por isso sempre achava um jeito de causar mal aos humanos, seja devorando eles ou causando dilúvios e tempestades.

Cobra Norato tinha um dom mágico: O de virar humano todas as noites. Fazendo isso, ele ia para festas onde namorava jovens bonitas e dançava até o nascer do sol, onde voltava pra dentro do rio na forma de serpente. Maria Caninana odiava quando Norato ia para as festas porque ele interagia com humanos. Certo dia, Maria Caninana encontrou uma Cobra de Igreja vivendo numa cidade que Cobra Norato frequentava...

Mas afinal

O Que é uma Cobra de Igreja?

COBRA DE IGREJA

O que é: Espalhadas por todo o Brasil existem igrejas católicas que são supostamente protegidas por serpentes gigantescas. Conhecidas como Cobras de Igreja, elas são serpentes colossais, maiores até que a igreja que chamam de casa, a ponto de sua cabeça ficar na igreja e a ponta de sua cauda se estender a outro lugar ainda mais longe. Diz a lenda que as Cobras de Igreja permanecem adormecidas até serem incomodadas de alguma forma. E ninguém quer as incomodar.

Poderes: O Tamanho Gigantesco dessas serpentes, e o fato de viverem no subterrâneo, faz delas a maior ameaça a segurança das cidades onde elas ficam. Isso porque essas serpentes são capazes de literalmente causarem terremotos ao se moverem, acordadas podem destruir cidades inteiras com eventos cataclismicos como Maremotos. Algumas possuem dons especiais, como a camuflagem e a capacidade de ficar totalmente invisíveis. Elas também são tidas como semi-imortais pois se estão dormindo até hoje, a maioria já tem mais de 100, 200 anos e ainda estão vivas (Supostamente).

Influência na mídia e na cultura pop: A presença dessas Serpentes é forte na cultura popular de vários estados e cidades, como Belém do Pará, que acredita que o Círio de Nazaré, uma procissão religiosa local, mantém calma uma Cobra de Igreja que vive na Catedral de Sé e que seu tamanho se estende até a Basílica, totalizando 5 quilômetros de comprimento. A suposta serpente vai afundar a cidade no mar se despertar de acordo com a lenda. Existe também uma outra serpente em outro lugar do Brasil que protege uma igreja, e caso a igreja seja demolida, a serpente vai despertar e matar a todos na cidade. Na verdade, todas as Cobras de Igreja possuem um poder semelhante ao de Boiúna, o Guardião do Rio Amazonas, que é o poder de literalmente serem deuses da destruição. E foi Maria Caninana quem quase causou a destruição de uma cidade com isso. 

CONTINUAÇÃO DA LENDA: Numa cidade do Pará, a Cidade de Óbidos, vivia uma Cobra de Igreja que era muito maior que Norato e Maria. A cabeça da serpente ficava invisível debaixo do altar da igreja de Sant'anna durante a missa, ficando visível somente a noite quando não tinha ninguém. Durante a noite, Maria entrou na igreja e mordeu o rosto da serpente, o que a despertou e fez com que a mesma causasse um forte terremoto que rachou a cidade ao meio, apavorando a todos. Norato ajudou a salvar as pessoas, enquanto Maria atacava a colossal Cobra de Igreja. Percebendo que sua irmã finalmente tinha enlouquecido, Norato a atacou e uma luta entre 2 serpentes gigantescas começou. 

O destino da luta no entanto é um mistério até hoje, exceto pelo resultado: Cobra Norato derrotou sua irmã, mas não se sabe COMO. Algumas versões dizem que ele a matou em batalha, outros que a atraiu até uma zona do Rio Amazonas onde a afundou até ela ficar totalmente presa debaixo d'água, onde ela causa redemoinhos que puxam ar e comida até ela, a mantendo viva. Outros dizem que Maria fugiu depois da luta, muito ferida mas ainda cheia de ódio. 

Seja como for, Cobra Norato desistiu de ser serpente depois da luta. Ele consultou um pajé que lhe explicou que a única maneira dele ser transformado em homem era se ele bebesse 3 gotas de leite materno e tivesse o crânio perfurado por uma lâmina de metal virgem até sair sangue. Norato então vagou em busca de alguém que o ajudasse, encontrando um soldado valente o suficiente pra o ajudar. O mesmo colocou uma mamadeira de leite materno tirado por sua esposa na boca da serpente, perfurando seu crânio com um facão virgem. Da rachadura do crânio da serpente emergiu então Cobra Norato na forma de um homem muito lindo, que passou a viver entre os humanos como um deles. Algumas versões acreditam que Cobra Norato ainda pode se transformar em serpente, outras dizem que ele ainda busca fazer o mesmo que o soldado fez por sua irmã Maria, mas sem nenhum sucesso até hoje...

Fato curioso: Existe uma cobra de verdade chamada Maria Caninana. Ela é uma cobra venenosa da região sul e nordeste do país, e é conhecida também como Papa-Ovo, Papa-Pinto, Parelheira e Caninana. Diferente da contraparte da lenda, essa cobra não é agressiva e evita seres humanos, além de ser bem pequena e extremamente venenosa. Existe uma lenda nordestina da região do interior de Alagoas que diz que esse tipo de cobra parece ter preferência por picar pessoas na região do tórax, o que lhe dá outro apelido infame: Chupa-Peito.


Notas Finais


Espero ter sido útil


Gostou da Fanfic? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...