Estou eu mais uma vez, eu achei um tempo para postar mais uma lenda urbana. Até porque era para mim trazer isso ontem a noite mais como eu não queri me assustar, por isso que eu postei ''O Caso Amicizia( Amizade)'' do caso dos aliens. Mais então já está de tarde, então eu resolvi tirar um tempo, porque atualmente aqui em casa tá muito corindo. Então vamos começar!.
Introdução
Crianças de olhos negros é uma lenda urbana tão popular que já até ganhou seu próprio verbete na Wikipédia. De maneira geral, a lenda diz que correm pelo mundo estranhas criaturas que aparentam ser crianças – entre 6 e 16 anos, segundo os relatos. Tais crianças quase sempre possuem pele pálida e olhos inteiramente negros e são vistas andando ou pedindo carona… ou até mesmo mendigando. É comum encontrá-las na entrada de alguma residência.
Relatos e histórias sobre crianças de olhos negros circulam desde os anos 90.
A História
O primeiro relato acerca das crianças de olhos negros foi obra de Brian Bethel, um repórter do Texas, que descreveu dois encontros com tais crianças para uma lista de emails. Tais encontros teriam ocorrido no ano de 1996, em Abilene. Uma segunda pessoa teria passado por uma experiência similar em Portland.
Segundo Bethel, dois garotos de idade entre 10 e 14 anos e usando capuzes teriam se aproximado do carro dele e pedido uma carona para a casa da mãe. Eles teriam dito que queriam ver o filme Mortal Kombat, mas teriam deixado o dinheiro em casa – o incidente teria ocorrido no estacionamento de um cinema. Sem o dinheiro, elas queriam que Bethel as levasse de volta em casa para que pegassem o dinheiro e voltasse a tempo de ver o filme – embora Bethel soubesse que o filme já estava passando há cerca de uma hora.
Bethel alega que baixou um pouco o vidro do carro para falar com as duas crianças – apenas uma delas falou, na verdade (a que parecia mais velha), e enquanto conversava com elas, percebeu estar tendo uma estranha sensação de desconforto, mesmo sendo elas apenas duas crianças; o modo como a criança que falava era estranho e ela não soava tão jovem quanto parecia.
Até que ele teria percebido que os olhos das duas crianças eram “negros como carvão” – fato que Bethel achou tão surpreendente que ele nem sequer fez questão de disfarçar seu espanto. A criança que falava passou a insistir com veemência para que ele as deixasse entrar no carro, dizendo que eles só poderiam fazer isso se ele desse sua permissão; e dizendo também que elas sumiriam antes que ele percebesse. Tudo isso resultou em Bethel dando à ré no carro e tratando de fugir dali o mais rápido possível; enquanto o garoto continuava gritando para que ele os deixasse entrar. Bethel ainda teria dado um último olhar para trás, mas as crianças já haviam desaparecido.
As histórias de Bethel ficaram famosas – ele apareceu na televisão e tudo mais – e como sempre ocorre com essas coisas, a lenda foi crescendo para além dele. Hoje em dia, a lenda das crianças de olhos negros é considerada uma das primeiras lendas urbanas surgidas na internet.
As Características
O que dizem é que as crianças podem ser de qualquer sexo e que podem apresentar qualquer cor de cabelo ou de pele (embora alguns digam que suas peles podem apresentar uma tonalidade azulada ou esbranquiçada, “como a de um cadáver”); normalmente são encontradas em pares, mas há quem diga que já viu ate pequenos grupos delas.
No geral, elas não se destacam ou chamam muita atenção: elas usam roupas infantis normais e casuais e podem passar por crianças normais facilmente, muitas vezes são avistadas brincando ou cantando populares músicas infantis; o que acaba por diferenciá-las é, obviamente, seus olhos, e a maneira incomum que se comportam – elas são sempre muito confiantes. As pessoas que alegam terem encontrado as crianças de olhos negros relatam terem sentindo que as crianças eram sobrenaturais e perigosas, embora não sejam capazes de explicar por que pensam isso.
Em relação aos olhos: dizem que eles são inteiramente pretos, de um preto bem sólido. Não é possível ver a diferença entre pupila ou íris.
Em relação aos encontros: alguns ocorrem em áreas desoladas ou desertas; outros ocorrem quando uma ou duas crianças surgem na porta da casa de alguém. Como dito acima, as crianças tendem a se comportar de forma confiante, embora busquem evitar encarar o seu interlocutor – uma forma de evitar que a cor de seus olhos seja descoberta de imediato – e, diferente de outras crianças da mesma idade, falem de uma forma eloquente, semelhante à fala de um adulto. Há quem diga mesmo que elas possuem a voz de um adulto.
Se elas forem encontradas em um lugar desolado, elas normalmente irão parar e se aproximar da pessoa, pedindo ajuda e/ou um lugar para ficar; ou tentarão convencer a, digamos, “vítima”, a levá-las para casa. Se elas forem encontradas batendo na porta de alguém, elas irão pedir permissão para entrar na casa da pessoa, alegando que precisam se abrigar e/ou usar o telefone. Os relatos sempre enfatizam que as crianças precisam de permissão para entrar na casa ou no carro de alguém, como ocorre nas lendas de vampiros.
O que ocorre realmente se alguém permite a entrada das crianças em sua casa (ou carro) é incerto… Alguns relatos dizem que encontrá-las leva a doenças e talvez até à morte. Também não se sabe o que acontece (ou pode acontecer) se alguém não permite a entrada nelas: tudo indica que uma hora elas se cansam e vão embora (ou são levadas por adultos semelhantes a elas… ou simplesmente desaparecem mesmo).
Minhas Considerações
O que acho interessante na lenda urbana das crianças de olhos negros não é nem tanto as crianças em si, mas a “atmosfera” que acompanha as lendas. A ideia de se encontrar na sua porta um par de crianças, meio esquisitas, praticamente exigindo entrar na sua casa é bem legal. Você imagina lá a pessoa conversando com as crianças, tentando ter mais informações e ao mesmo tempo sentindo que tem algo errado… (claro que há algo errado, crianças não deveriam estar desacompanhadas na rua!) e então quando a pessoa nota os olhos das crianças, aí percebe que há mesmo algo muito errado.
Não tenho ideia de onde o cara tirou os olhos inteiramente negros, mas creio que passa uma imagem legal. Também gosto da ideia das crianças não poderem “forçar a entrada” na casa das pessoas (embora ainda continue achando que… é criança. Não oferece um perigo real… a menos, claro, que você esteja no Brasil, sendo assaltado por um menor de 12 anos armado e sem medo de matar! Mas convenhamos, no Brasil não se precisa ter medo de crianças de olhos negros, há coisas piores soltas por lá!). E acho legal ficar essa coisa meio: “se tem criança assim, será que tem adulto também?”. E sempre acho que a ideia do perigo que entra na nossa casa muito eficaz, pois a ideia é que nossa casa seja nosso refúgio, o lugar onde podemos estar seguros…
A gripe está me impedindo de fazer mais considerações… Mas histórias sobre as crianças de olhos negros não faltam na internet.
Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.
Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.