1. Spirit Fanfics >
  2. Mitologia Nórdica: Contos, Personagens e Curiosidades. >
  3. Mitologia Nórdica: Sif, A Deusa da Colheita e Fertilidade

História Mitologia Nórdica: Contos, Personagens e Curiosidades. - Mitologia Nórdica: Sif, A Deusa da Colheita e Fertilidade


Escrita por: Pestarzt

Notas do Autor


Mais um capítulo para vocês, dessa vez sobre a Deusa Sif, me desculpem os erros ortográficos e caso queiram que eu faça sobre um deus ou deusa só me mandarem uma mensagem ou escrever nos comentários, muito obrigado e boa leitura.

Capítulo 5 - Mitologia Nórdica: Sif, A Deusa da Colheita e Fertilidade


Fanfic / Fanfiction Mitologia Nórdica: Contos, Personagens e Curiosidades. - Mitologia Nórdica: Sif, A Deusa da Colheita e Fertilidade

Sif (Sifjar ou ainda Síbia) é a deusa nórdica da colheita da fertilidade. Sif é da raça mais velha dos deuses, os Aesir. Ela também é a deusa da habilidade de combate, tendo muito apreço por guerreiros habilidosos, que não usam só a força bruta para vencer uma batalha. Ela possui ainda a habilidade de se transformar em cisne.

Descrita por ser uma mulher belíssima, envolta por longos e fartos cabelos dourados, diz também que ela tinha olhos da cor das folhas de outono, o que provavelmente a liga à mudança das estações, também  usava roupas simples de camponesa, mas com um cinto de ouro e pedras preciosas, por isso ela era relacionada à prosperidade e vaidade.

Inicialmente os cabelos de Sif eram negros como a noite porém por causa de uma ¨brincadeira¨do Loki ela acabou ficando careca, então thor em um ecesso de raiva quebrou os ossos de Loki. Loki vendo que se ele não consertasse o que fez ia sofrer muitas consequências conseguiu convencer os Anões a fazerem um cabelo mágico feito de ouro para Sif e outras coisas.

Uma curiosidade é que Sif é a melhor guerreira de Asgard. 

História: 

Segundo uma história do Skáldskaparmál (a prosa de Snorri no Edda – coletâneas de textos com histórias referentes aos deuses e heróis da mitologia nórdica e germânica), Sif tinha grande orgulho do seu longo cabelo (que até esse momento eram negros como a noite), que lhe cobria da cabeça aos pés, como um véu. Era o símbolo da Terra, como Jord (mãe de Thor e a personificação da terra). 

Thor também também tinha muito orgulho da linda esposa e seus longos cabelos. Porém, um dia ele acordou e quando se virou viu que sua esposa estava careca (como as terras áridas castigadas pelo inverno), soluçando horrorizada Sif se isolou. Thor possesso de raiva descobriu que loki o Deus da Trapaça era o culpado e então quebrou os seus ossos um por um até ele jurar arrumar a situação.  

(No poema Lokasenna do Edda, Loki acusa Sif de adultério, se vangloriando  de ter sido seu amante sendo que foi assim que conseguiu cortar seus cabelos, porém não há comprovações em outros mitos sobre esse fato. Enquanto em outras culturas “cortar os cabelos” era o castigo imposto às adúlteras, as mulheres nórdicas eram livres para se divorciar quando se sentiam insatisfeitas nos casamentos).

Então Loki foi até os anões e persuadiu-os a fazerem não só um novo cabelo mágico para Sif, feito de ouro puro, mas também um navio mágico e uma lança. Mas Loki não conseguiu resistir empurrando sua sorte, e fez uma aposta com outros dois anões, Brokk e Sindi, desafiando-os a fazer melhores tesouros. Loki estava tão certo do resultado que ele havia deixado sua cabeça a prêmio. Subestimando as habilidades dos anões (ou a profundidade do seu ódio por ele), de repente, percebeu com um choque que Brokk e Sindi estavam ganhando! Em desespero, ele se transforma em uma mutuca, mordendo e importunando os anões enquanto eles trabalhavam. Apesar disto, eles conseguiram produzir vários tesouros, sendo o mais famoso deles Mjolnir, o martelo do Thor. 

Os deuses foram então chamados a julgar a disputa e declararam Brokk e Sindi os vencedores. Loki rapidamente desapareceu. Quando ele foi localizado, ele foi entregue aos irmãos anões, e desta vez Loki concordou que eles tinham o direito de ter sua cabeça, mas a aposta não havia dito nada sobre seu pescoço. Frustrados com esta "lógica", os anões se contentaram em costurar os lábios de Loki.

O novo cabelo dourado foi dado a Sif, e magicamente cresceu de sua cabeça como se fosse natural. Seu cabelo dourado representa o trigo do verão que está desfalcado no tempo de colheita. Dizem que em noites quentes de verão, quanto Thor e Sif fazem amor, raios caem sobre os campos e aceleravam o amadurecimento dos grãos.

E foi assim que ela conseguiu o seu cabelo dourado. 

Poderes:

Sif possui a maior força física entre todas as asgardianas, ela possui uma das melhores habilidades em combate  e pode se transformar em um cisne quando bem entender. 

Símbolos e Festas em homenagem:

Desculpa pessoal não encontrei nada sobre.

Família: 

Sif é Filha de Mundilfari e Hretha, ou Hertha. Eu procurei em livros e na internet, porém nenhum fala que ela possui irmão ou irmã.

Do seu primeiro casamento com o gigante Ordanvil, Sif teve um filho chamado de Ullr O Deus do Inverno ( o seu nome significa ̈magnífico ̈). Após se casar com Thor ela teve Thrud, Deusa regente do Tempo cuja a raiva trazia as nuvens escuras da chuva e as tempestades, e quando de bom humor o céu ficava da cor dos seus olhos azuis.

Também há mitos que citam uma segunda filha, Lorride, mas se sabe muito pouco sobre ela. Sua união com Thor representa a união dos céus com a terra, a chuva cai e fertiliza o solo.  ( ͡° ͜ʖ ͡°) 

Há contos que falam que Magni e Modi são filhos dela com Thor, porém outros que dizem que são filhos do Thor com a giganta Jarnsaxa.

Como eu citei no capitulo anterior ela vive  em Asgard, no reino de Pruoheimr, termo que significa morada da força. Ali vive com o seu marido Thor e seus filhos, no palácio Bilskirnir, fato relatado no poema Grímnismál, que afirma ser o maior palácio de todos, possuía 540 quartos.

Animais e armas:

Desculpa novamente pessoal infelizmente eu não encontrei nada.

Morte:

Sif morre durante o Ragnarok, porém nenhum dos Eddas falam por quem ela será morta ou como.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Notas Finais


Desculpa por ter feito o capitulo com muita pouca informação, mas foi o que eu achei, eu procurei em livros aqui em casa e na internet porém não há muita coisa sobre ela. eu acho que a proxima eu vou fazer sobre Hela, A Deusa do Reino dos Mortos. Diferente do que aparece no filme do Thor, ela não é filha de Odin e sim de Loki.


Gostou da Fanfic? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...