1. Spirit Fanfics >
  2. O Roteirista >
  3. Vilões cativantes

História O Roteirista - Vilões cativantes


Escrita por: Brenobreaker

Notas do Autor


AVISO: esse tema pode conter alguns spoilers sobre os personagens. Eu tentei ao máximo evitar

Robbie: "Are you, uh, a real villain?"
Bobbie: "Well, uh, technically... nah."
Robbie: "Have you ever caught a good guy, like, uh, like a real superhero?"
Bobbie: "Nah."
Robbie: "Have you ever tried a disguise?"
Bobbie: "Nah, nah..."
Robbie: "Alright! I can see that I will have to teach you how to be villains!"

Capítulo 4 - Vilões cativantes


Fanfic / Fanfiction O Roteirista - Vilões cativantes

Aqui temos um dos pontos mais fundamentais das histórias, os vilões. Vamos elaborar uma discussão sobre como fazer um bom vilão e que ele não seja ridículo.

Vamos confessar que aquele vilão quer dominar o mundo, dinheiro e matar todo mundo já passou dessa época. (Na verdade... ainda tem, só que hoje envolve toda uma complexidade que deixa interessante. O Freeza é um ótimo vilão com objetivo simples que amamos odiar/amar ver em tela).

A gente começa a se cativar mais pelos vilões com base em seus motivos e personalidade. (seu tempo de tela é super importante também).

O primeiro passo é ver eles como pessoa e não como um animal que quer matar o protagonista. Você tem que se colocar na situação do vilão e entender suas motivações e é claro dar tempo de tela a ele. Vamos a um exemplo: Meruem, Griffith, Shigaraki, Light Yagami, Dio e Doflamingo. Vou falar a respeito do Griffith primeiro.


Ele tem o sonho de ter um castelo/ posto alto na hierarquia da realeza. Ele é dito como sendo um líder nato, estrategista e carismático. Com toda essas qualidades ele reuniu um exército de pessoas e formou um bando de guerra poderoso junto com o Guts que se cativaram pelo Griffith. Ele não enxerga seus homens como iguais, pois lutam pelo sonho de outra pessoa (no caso o dele). Uma pessoa que Griffith considera igual/ amigo de verdade é alguém com sonho próprio. Ele enxerga todos seus soldados como peões e eles tem certa consciência disso. É como um funcionário e o dono da empresa que não são iguais, mas você não pode culpa ele por isso, pois ele te deu uma oportunidade de se juntar a equipe, mesmo sendo substituível.

Tudo estava concluído e eles iriam conseguir se tornar parte da nobreza até que Guts quer sair do bando, pois quer achar seu sonho de vida (decidiu isso após ouvir do próprio Griffith). Sabendo disso, o Griffith o ameaça, mesmo que não precisasse mais dele, mas como ele se sentia vitorioso e tudo que ele fazia dava certo inflou o ego de Griffith. Ter alguém saindo do controle, ele não podia deixar e decidiu domar o Guts como fez na primeira vez que se confrontaram. Ele perde a luta e seu psicológico quebra completamente, fazendo o cometer uma série de erros. Ele é preso e o bando dele foram tachados de criminosos e é torturado, Griffith fica culpando Guts por tudo. O bando ao lado de Guts o resgata, mas o estrago no corpo dele era demais até para falar ou ficar de pé.

Foi então, que ele usou o ovo do rei para sacrificar o bando e se tornar um dos membros da mão de Deus, se tornando um dos seres mais poderosos. Sobraram só duas pessoas, Guts e Caska, e ele se vinga descontando tudo na Caska enquanto o Guts se vê impotente. Daí os dois são salvou, mas a Caska continua traumatizada pelas mortes e a violação. Guts vai em busca de vingança e Griffith continua seu objetivo.


Agora vamos para um que evoluiu consideravelmente seu objetivo, Dio Brando.

É mostrado que ele teve uma vida de merda com um pai alcoólatra e agressivo, mas ele era bem inteligente, cruel, empático e não hesitava fazer coisas ruins para cumprir seu objetivo que era tomar a herança dos Joestar, os matando mesmo após sendo acolhido da maneira mais gentil. Depois que foi descoberto, ele conseguiu poderes de vampiro, tentou dominar o mundo e ganhar mais poder.

Sim, isso é um objetivo bem clichê, embora jojo part 1 seja bem antigo. Mas o que ganha o Dio é que adoramos o jeito dele ser mal, é bem divertido. Você vê que ele possui camadas, ele odeia as pessoas que são superiores a ele, quando está numa situação de derrota Dio perde toda a sua postura arrogante e orgulhosa para uma postura de uma criança mimada, encurralado e impotente. No final, ele cria um respeito por Jonathan por o derrotar e sempre ficar mais forte, ele nem chega a acreditar que ele tinha morrido em seus braços.

Pulando para a parte 6 (sim. Vou pular a part 3, pois não tem uma diferença grande e o Dio é mais dedo no cu e gritaria).

Em Stone Ocean, Dio e Pucchi tem o objetivo complexo de alcançar o céu. O que seria isso? Dar as pessoas o conhecimento de tudo que irá acontecer em suas vidas. As pessoas tem o medo do desconhecido e Dio também tinha, já que boa parte dos planos dele foram arruinados pelo destino e os joestars. Igual a uma pessoa que sofre de ansiedade pelo o que estar por vir. E, isso faz todo sentido com o personagem, Dio não é um vilão vazio.

(Não estou passando pano pelas ações do Dio, pois ele nasceu mal e foi intensificado pela sua vivência).


Aizen de Bleach, um belo vilão manipulador.

Um homem que buscou ser tornar um deus para poder consertar o mundo. Esse homem é Sosuke Aizen. Um personagem que com certeza rouba a cena muitas vezes e também a atenção do público. Ele é o clichê do vilão poderoso que deseja se tornar o ser mais forte, porém atrás disso ele tem um objetivo nobre mas distorcido pelos seus caprichos. Ele é um vilão manipulador e genial, sempre se mantendo um passo a frente e manipulando as ações de todos para chegar em seu objetivo. Aizen é um personagem misterioso e isso ajudou a aumentar sua imponência, pois quanto menos sabemos de algo mais inesperado e assustador aquilo pode ser.

O objetivo dele era se tornar o Rei das Almas para poder mudar o sistema e a burocracia da Soul Society, criando assim um mundo ao seus moldes. Aizen é um excelente vilão pois consegue manter essa pose de misterioso e perigoso ao mesmo tempo sendo um personagem bastante carismático e marcante. Seu único defeito foi o que o levou a sua ruína sendo selado por Urahara é sua confiança em seu poder absurdo. Sosuke Aizen com certeza é um grande vilão e um dos personagens mais misteriosos de todas as obras. (nem sabemos a Bankai dele, xd).


Você pode sim trabalhar com objetivos clichês, muitas obras fazem isso como falei. Só demonstre nos diálogos dos vilões que ele querem algo a mais.

Vamos para Meruem de Hunter x Hunter que faz as pessoas concordarem com suas causas.

Meruem é o rei das formigas quimeras, sendo o auge da evolução da espécie. Um ser perfeito em inteligência e poder, considerando o superior entre todos os seres sem se preocupar com a morte de sua mãe que não pode ser ouvida ao nomeá-lo. No nascimento dele pode ser ver que é bem arrogante (ele já nasceu adulto). Um dos servos tentou lhe dar conselhos e teve sua cabeça arrancada, mantendo respeito só por seus guardas reais, os humanos ele vê como forma de alimento. Ele já matou desde crianças, mulheres e líderes. Foi lhe questionado por que ele fazia isso? E ele respondeu.

Meruem: vocês tem piedade de porcos ou vacas quando gritam pelas suas vidas? Não, porque eles são inferiores e não pensam como vocês.

Ele toma o Palácio do reino estabelecendo seu território. Em resposta à associação Hunter manda um esquadrão secreto. Entediado, o rei sem nome começa a jogar jogos com uma garota chamada Komugi que ganha várias vezes o jogo dele é lhe deixa uma dúvida e cheio de curiosidade quanto a si mesmo e as pessoas. Uma humana fraca derrotando ele que tem um intelecto superior e ainda pergunta o nome do rei que nem mesmo sabe. O rei começa a valorizar mais os humanos, ele até se incomoda dos guardas reais nunca o questionarem de suas ações e concordarem simplesmente com tudo.

Meruem se arrepende de ter matado crianças, pois elas poderiam ter tanto valor quanto ele no futuro. Mas ele despreza o antigo governante do palácio, pois ele só chegou a esse título simplesmente por nascer da realeza e não tinha habilidades para governar. Então, Meruem decide que humanos que merecem viver e devem serem tratados como iguais.

Na luta contra Netero, ele sente cativado pelo sua ideia de recriar o mundo. Tanto que Meruem senta pra conversar e não lutar, mas Netero ignora e continua a lutar até se auto explodir.

O paralelo que hxh faz com Gon e Meruem é incrível. “o monstro que se tornou humano e humano que se tornou um monstro”. Já que Gon está em busca de vingança com Pitou.

No final, Meruem descobre seu nome e tem uma última partida com Komugi antes de morrer pelo efeito da rosa vermelha. (É bem triste...).


Meruem nem pode ser colocado como vilão. Por que ele está aqui? Ele se enquadra muito bem na categoria de antagonistas. Diferente do vilão, o antagonismo tem objetivos que entram em conflito com os do protagonista. Isso torna as coisas tão interessantes e faz você querer escolher um lado e ficar receoso pelo o outro. Acho o Garou de One Punch Man perfeito nisso.

O Garou tem o objetivo de se tornarem o mal absoluto. Pois ele gosta dos vilões e fica irritado quando criança o vilão ou monstro era sempre derrotado e que ele tinha motivações melhores que os heróis. Mesmo vencendo a associação de heróis você vê que as ações do Garou não condizem bem com a de um vilão, tanto que ele não mata heróis, salva uma criança e outras pessoas. Até entra em confronto com os monstros. Ele é personagem incrível (meu favorito de OPM)


Agora vamos para o último vilão, Tomura Shigaraki.

Sofreu abuso físico paternal e falta de apoio da família quanto ao assunto era sobre heróis. Sua quirk se descontrolou num momento de crise e acabou matando toda sua família. Vagou pelas ruas procurando ajuda, mas sendo evitando por todos as pessoas que diziam a mesma desculpa “um herói vai vir te ajudar alguma hora/ outra pessoa vai resolver isso”. Ninguém veio prestar ajuda ao garoto traumatizado que acabou de matar a família por descuido.

A única pessoa que o ajudou foi All For One. Que cuidou e nutriu seu ódio pela sociedade e o All Might seu maior inimigo. Por que ele tem o foco em matar o All Might? Por que os heróis criaram um conforto entre si, já que o All Might tem sucesso em tudo e é o mais poderoso. Daí surgiu aquele negócio de “quirk não apropriada”, “não posso agir nessa situação” os heróis não fazem nada.

Nem mesmo o All Might percebeu esse “buraco” que deixou sem querer. Por que o Izuku é diferente dos outros, porque sem quirk ele salvou o Bakugou do vilão de Lodo sem ter uma quirk, algo que o Shigaraki queria que fizesse por ele. Muita gente diz que Shigaraki é um vilão ruim e o compara com o Stain que todos elogiam, mas esquecem que o próprio Stain diz que o objetivo dos dois é o mesmo.

Esse é um vilão bem construído e você entende por que ele é assim. Claro, as crenças dele não justificam suas ações.



Notas Finais


Escrever esse capítulo ouvindo We are number one de Lazy Town foi espetacular

Espero que tenha ajuda e comentem suas ideias


Gostou da Fanfic? Compartilhe!

Gostou? Deixe seu Comentário!

Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.

Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.


Carregando...