Uma característica que destaca a Cigana da Estrada é que ela conta sobre si mesma em uma canção, sendo este um trecho:
“Sou a loba; sou a selva; sou a beira e o caminho. [...]
Realizo a caminhada; sem precisar me cansar; percorro vários caminhos; importante é caminhar.”
A história dessa Pomba Gira é solitária e difícil. Diz-se que nasceu na Alemanha, filha de pais que seguiam a religião dos celtas, sendo, assim, druidas. Por isso, desde cedo aprendeu sobre cura, ervas e fenômenos da natureza, e chamava atenção por ter sido uma menina muito bonita.
Nesse período, a Santa Inquisição atuava pela Europa caçando e eliminando seguidores de quaisquer religiões pagãs, como a dos celtas. Por isso, mesmo escondendo seus pertences, os pais da Cigana foram delatados, e os oficiais da Inquisição os condenaram à morte. Já ela, por ser ainda uma menina, foi poupada e levada à Itália para servir um bispo.
Depois de muito tentar escapar, finalmente conseguiu apunhalar quem a capturou e fugir, graças à ajuda de um guarda, que cobrou dela favores sexuais.
Ela percorreu a Itália pretendendo voltar à Alemanha, mas as guerras que lá estavam ocorrendo a fez seguir para a França. Sobrevivendo e viajando pelas estradas à noite, vivia ciente da dura realidade e crueldade de vários homens.
Na França, instalou-se numa casinha próxima a um vilarejo, onde podia praticar sua religião, e passou a ser procurada por quem pedia por ajuda. Conquistando a confiança daquele pequeno povoado, viveu anos em paz, sem casar, pois já não queria sofrer novamente.
Eventualmente, a Santa Inquisição a encontrou e a condenou por bruxaria. Ela foi torturada e enforcada em uma encruzilhada do vilarejo, e muitos moradores também foram mortos. Seu espírito, que passou a vagar por vingança, foi recolhido espiritualmente, e então ela compreendeu sua missão de usar seu conhecimento para ajudar os necessitados.
Por isso, seu nome se estabeleceu como Pomba Gira Cigana da Estrada, pois tanto seu corpo físico como seu espírito percorreu e conheceu diversas estradas
Muitos usuários deixam de postar por falta de comentários, estimule o trabalho deles, deixando um comentário.
Para comentar e incentivar o autor, Cadastre-se ou Acesse sua Conta.